TDT JÁ ESTÁ ACTIVA

tdtA Televisão Digital Terrestre teve início a 29 de Abril, em 29 localidades do País

A Televisão Digital Terrestre (TDT) define-se como uma nova tecnologia de teledifusão em sinal digital e vem substituir a teledifusão analógica terrestre. A utilização mais eficiente do espectro está na base da razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países com um prazo até 2012.

Em Portugal a instalação da infra-estrutura que suportará a TDT ficou a cargo da Portugal Telecom (PT) , que iniciou no dia 29 de Abril, a transmissão em alguns distritos do país e ilhas, Viana do Castelo, Mangualde, Faro, Ponta de Delgada e Funchal, abrangendo uma área de cerca de 40%, com as expectativas de cobrir o dobro do país no final de 2009.

Com a Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens são digitalizados, codificados e difundidos pelo ar através dos centros de emissores, sinal esse que é depois recebido pelas antenas individuais ou colectivas dos edifícios e novamente convertido em som e imagem.

O principal benefício da TDT é o facto de disponibilizar os canais tradicionais, RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), vai também disponibilizar um canal em Alta Definição. Outro dos benefícios é permitir funcionalidades avançadas como o Guia TV (EPG), a Barra de Programação, a Pausa TV, a gravação da emissão ou o agendamento de gravações. A TDT vem também permitir uma melhor qualidade de som e imagem, superior ao actual.

Está também disponível um mecanismo de verificação de compatibilidade para que os consumidores e a PT garante o estudo de compatibilidade para os fabricantes.

Para transitar para a Televisão Digital é necessário comprar um descodificador compatível com a DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, isto nos casos em que não possua um televisão que já permita a recepção desse sinal, este equipamento poderá ser adquirido numa loja de electrodomésticos comum com um custo actual que pode alcançar os 90 euros.

Zeinal Bava, director-executivo da Portugal Telecom garantiu ainda que a empresa está a ponderar subsidiar, em alguns casos na totalidade, o equipamento que permite a recepção da TDT, “Na nossa proposta, estabelecemos um valor total até onde vamos subsidiar e esse valor consta da proposta. Temos até agora não cumprido as propostas, mas superado as propostas”.

Por outro lado os consumidores, como Bruno Teles de 25 anos, apesar de receosos devido aos preços dos descodificadores, aguardam a transição com alguma tranquilidade e expectativa já que acreditam que virá melhorar a qualidade da imagem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: