PRAÇA DO COMÉRCIO COM ESPAÇOS VERDES

lisboa_comercioUm inquérito realizado em Lisboa sobre o futuro e presente da Praça do Comércio mostra que 51% dos lisboetas gostariam de ter espaços verdes na praça.

O inquérito realizado pelo Instituto de Investigação Pluridisciplinar da Universidade Autónoma de Lisboa, denominado “Praça do Comércio. Percepção e representação do espaço: presente e futuro.”, concluiu que 51% dos lisboetas consideram que no ordenamento actual da Praça do Comércio faltam as árvores, as sombras e as esplanadas.As principais conclusões foram apresentadas por Filipa Ramalhete, docente do departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa e responsável pelo estudo.

O estudo mostra que 55% dos inquiridos, considera que faltam as actividades culturais e de lazer que poderiam dinamizar mais a Praça do Comércio. Mais o ponto mais negro apontado á praça, é da circulação de trânsito, em que 39,8% dos inquiridos pensa que deveria ser limitada.

“Este inquérito teve como objectivo não só contribuir para o conhecimento histórico, arquitectónico e social, no ordenamento da cidade de Lisboa como também fornecer pistas para o estudo de ordenamento da praça, através de um conhecimento que engloba conhecer quem frequenta, vive e como percepciona este espaço público,” referiu Filipa Ramalhete, responsável pelo estudo.“Uma das principais conclusões deste estudo prende-se com a necessidade de haver mais esplanadas, árvores, mas também com a falta de actividades ligadas à cultura, que tornam a Praça do Comércio como um espaço vazio e inóspito”.

Este estudo revela ainda que 61% dos inquiridos consideram a Praça do Comércio como um lugar agradável, sendo os pontos fortes o conjunto arquitectónico, a paisagem (Rio Tejo) e próprio espaço em si.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: