O EXERCICIO FISICO NÃO AGRAVA A ASMA

asmaSegundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a actividade física regular e controlada traz benefícios para os doentes de asma.

No Dia Mundial do Asma, em que um milhão de portugueses sofre da doença, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em colaboração com a Faculdade de Desporto da mesma universidade e o Hospital S.João, publicado no “European Respiratory Journal“, revela que a prática de exercício físico é benéfica para a asma.O estudo foi liderado por André Moreira, que avaliou dois grupos de crianças, num total de 34, com uma média de idade de 13 anos, com asma alérgica. Um dos grupos frequentou durante três meses sessões de 50 minutos de exercício físico, duas vezes por semana, e depois de testados e comparando os resultados com o grupo que não praticou exercício, estes mostram que a prática de exercício não agravou a doença.

“Pelo contrário, nas crianças que aumentaram a sua actividade física ocorreu uma diminuição significativa dos níveis de Imunoglobina E, um anticorpo que se encontra aumentado nas pessoas que sofrem de doenças alérgicas, tais como asma”, explica André Moreira ao “Jornal de Noticias”

Segundo os investigadores, em declarações ao “Jornal de Noticias”, “esta foi a primeira vez em que um estudo deste género foi aplicado a humanos”, tendo os anteriores sido aplicados a animais possuidores da doença.

Esta é uma descoberta importante já que existe uma certa relutância á prática de exercício físico por parte de pessoas e crianças asmáticas e visto este ser o primeiro estudo que mostra que os benefícios do exercício físico na asma.

André Moreira considera ainda que “é obrigatório que o médico prescreva actividade física às crianças com asma, com indicação da actividade, frequência e duração num modelo em tudo semelhante ao que é feito com os fármacos para a asma”, devendo esta nova informação ser considerada pelos médicos na prescrição do controlo da doença.

Fonte: Jornal de Noticias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: